• Veus

Ciência e tecnologia avançam no enfrentamento à COVID-19



Desde a detecção dos primeiros casos, a COVID-19 tem mobilizado instituições e pesquisadores em todo o mundo na busca por soluções em diagnóstico, tratamento e imunização. Por ser uma doença nova, surgida no fim do ano passado, na China, o coronavírus ainda traz mais perguntas do que respostas, mas o mundo científico caminha para produzir conhecimento essencial para combater a doença e diminuir seus impactos tanto na saúde, quanto econômicos e sociais.

Atualmente, cerca de 41,3 milhões de pessoas já foram infectadas globalmente pelo vírus, sendo mais de 5 milhões de casos aqui no Brasil. Em todo o mundo, as pesquisas por vacinas contra o SARS-CoV-2 avançam em ritmo acelerado. Em 15 de outubro de 2020, havia 42 vacinas candidatas em avaliação clínica em humanos, e 156 em avaliação pré-clínica.


De acordo com informações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a avaliação de uma vacina candidata passa por diferentes fases (pré-clínica e clínica) até que receba aprovação regulatória. O objetivo de todo esse processo é garantir a produção de vacinas realmente seguras e eficazes.

Segundo Mariângela Simão, vice-diretora geral da área de Medicamentos, Vacinas e Produtos da Organização Mundial da Saúde (OMS), há dez candidatas na última fase de estudos clínicos, mas não há expectativa para que nenhuma dessas vacinas finalize a fase 3 - quando são realizados testes em milhares de pessoas em um ou mais países - antes do final do ano.

Informação e saúde

Enquanto a vacina não está disponível, uma das formas de mapear a transmissão é contar com a análise de dados e informações em diversos níveis. No Brasil, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que faz parte do programa Conecte SUS, foi impulsionada como ferramenta fundamental para a estratégia de enfrentamento do novo coronavírus.

A plataforma promove a recepção e integração de notificações de exames da COVID-19 realizados pelos Laboratórios de Análises Clínicas, permitindo a visualização dos resultados pelo cidadão e pelos profissionais de saúde envolvidos na continuidade do cuidado. O acompanhamento dessas informações é importante para o conhecimento do perfil epidemiológico do país, de possíveis cenários futuros e para a identificação de tendências e de populações vulneráveis.

Cuidados ainda essenciais

Enquanto ainda não há solução para a imunização contra o coronavírus, é importante e necessário que a população siga se protegendo e se informando. Para isso, é preciso reforçar, no dia a dia, a manutenção das medidas de segurança, como higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel, uso contínuo de máscara e distanciamento de pelo menos 1 metro para outras pessoas.


Caso necessite agendar um dos exames, a Veus vai até sua casa. Entre em contato e tire suas dúvidas sobre os testes disponíveis na nossa plataforma.

7 visualizações

VEUS SAÚDE TLP - TESTE LABORATORIAL PORTÁTIL

Av. Beira Mar 262 - 5 andar - Centro Rio de Janeiro, RJ 20021-060 - BRASIL

+55 21 3005-3702

+55 21 97509 0558  VEUS ZAP

tlp@veus.com.br

instagram.png
facebook.png
linkedin.png
youtube.png

Powered by

VEUS_04.png
whats.png